Decisões da Assembleia Geral Extraordinária Realizada em 05/12/2024
São José do Rio Preto-SP, 06 de dezembro de 2024.
O AMÉRICA FUTEBOL CLUBE comunica que, em Assembleia Geral realizada em 05/12/2024, os associados deliberaram por UNANIMIDADE pela anulação dos atos de criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), bem como de duas parcerias, uma de cessão do estádio e outra com um clube de futebol. A Assembleia também autorizou a Diretoria a tomar quaisquer medidas adicionais necessárias para resguardar os interesses do clube.
A decisão foi motivada por graves irregularidades estatutárias e legais identificadas na Assembleia que aprovou a SAF, realizada em 16 de fevereiro de 2023, sob a gestão do então presidente Luiz Donizete Prieto (“Italiano”). Entre elas, destaca-se a ausência do quórum mínimo exigido pelo estatuto do clube (1/6 dos associados) para aprovação de cisão, a inclusão de outros temas na pauta, em contrariedade à norma que exige exclusividade da Assembleia para esse fim, a adoção do voto aberto sem a devida autorização dos participantes, entre outros. No aspecto legal, verificou-se a inexistência de contrato formal para o uso das instalações do clube, que deveria ter sido firmado no ato de constituição da SAF, a ausência de convênio com instituição pública de ensino, requisito obrigatório da Lei da SAF etc.
Nos últimos dois anos, o grupo responsável pela tentativa de formação da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) demonstrou uma gestão ineficaz, marcada por uma série de falhas, como atrasos salariais, condições de trabalho precárias para os atletas e um desempenho esportivo bem abaixo das expectativas. Esses problemas culminaram no rebaixamento do time em 2024 e causaram um significativo abalo à imagem do clube.
É importante ressaltar que a Federação Paulista de Futebol e a CBF nunca reconheceram a SAF, pois apenas o clube filiado, no caso o América Futebol Clube, tem a prerrogativa de formalizar esse pedido – o que nunca ocorreu, nem na gestão anterior. Além disso, a solicitação estaria sujeita ao cumprimento de uma série de exigências das referidas entidades.
Reforçamos que a SAF não tem autoridade para falar em nome do América Futebol Clube, nem para utilizar a imagem desta tradicional associação, quase octogenária, que é um patrimônio da cidade de São José do Rio Preto-SP e de seus munícipes.
Com isso, esperamos ter virado uma triste página na história do América, que se findou definitivamente na data de ontem.
DIRETORIA EXECUTIVA